Textos

 

OLIVEIRA, S.R.F. ; CAINELLI, M. R. . Se está no livro de História é verdade : as ideias dos alunos sobre os manuais escolares de História no Ensino Fundamental. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 52/2, p. 1-12, 2012.

https://www.rieoei.org/deloslectores/4383Cainelli.pdf

 

 

FORTUNA, Cláudia Prado. Os Institutos Histórico e Geográficos e alguns discursos sobre os negros na História da nação. Revista Patrimônio e Memória, v.7, n.1, p. 101-117, jun. 2011.

i.pdf (179,4 kB)

 

CERRI, L. F. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História regional 6(2):93-112, 2001.

►.pdf (85 kB)

 

CERRI, L. F. Didática da história: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional. (15)2:264-278, 2010.

☩.PDF (350,4 kB)

 

SCHMIDT, Maria Auxiliadora, Jovens brasileiros e europeus: identidade, cultura e ensino de história (1998-2000).Perspectiva. Florianópolis,v.20, n.Especial, p. 182-208, jul./dez.2002 

☼.pdf (109,3 kB)

 

SCHMIDT, Maria Auxiliadora, História com pedagogia. A contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar no Brasil. Revista Brasileira de História, vol. 24, nº 48, 2004

✖.pdf (141 kB)

 

CERRI, L. F. A política,  a propaganda e o ensino de história. Cad. Cedes, v. 25, n. 67, p. 319-331, set./dez. 2005

☙.pdf (218,3 kB)

 

TUMA, Magda; CAINELLI,Marlene; OLIVEIRA, Sandra. Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, v. 30, n. 82, p. 355-367, set.-dez. 2010

❁.pdf (86,4 kB)

 

DUARTE,  Geni Rosa. Memória, Fonte Oral e  Ensino de História: Tempo Passado, Desafio do Presente.  In: XI Encontro Regional da Associação Nacional de História ANPUH/PR Patrimônio Histórico no Século XXI, 2008, Jacarezinho, PR. Anais do XI Encontro Regional da Associação Nacional de História ANPUH/PR Patrimônio Histórico no Século XXI Jacarezinho, dos. Jacarezinho, PR, 2008.

☯.pdf (239,9 kB)

 

SILVA, Lúcia Helena Olvieira; SIMON, Cristiano Gustavo Biazzo. Violência na infância. Londrina (1930-1970). Tempo e Argumento.  v. 1, n. 2, p. 145 – 161, jul./dez. 2009

✼.pdf (228,1 kB)

  

RAGUSA, Helena. O lugar dos cristãos-novos nos livros didáticos atuais: memória e representação (1997-2007). Revista Linhas. v. 11, n. 01, p. 155 – 172, jan. / jun. 2010

♣.pdf (152,2 kB)

 

SILVA, Jeferson Rodrigo da. Livro didático de história como documento histórico: uma análise do Projeto Araribá. Revista Percursos. v. 11, n. 01, jan. / jul. 2010

✖.pdf (141 kB)

 

CAINELLI, Marlene Rosa. Os saberes históricos de futuros professores de história: a especificidade do conceito de tempo. Currícul osem Fronteiras. v.8, n.2, pp.134-147, Jul/Dez 2008.

△.pdf (99,8 kB)


SZLACHTA JR, Arnaldo Marti A imagem como pesquisa no ambiente escolar, um estudo do brasil oitocentista pelas obras de José Ferraz de Almeida Junior in: Anais do XII Encontro Regional de História e VI Semana de História: Regiões, imigrações, identidades. Irati PR : ANPUH-PR, UNICENTRO, 2010.

●.pdf (600,4 kB)

 

MORENO, J. C. História e Ensino Fundamental: formando os fundamentos. In: XI Encontro Regional da Associação Nacional de História, 2008, Jacarezinho. Anais do XI Encontro Regional da Associação Nacional de História, 2008. p. 1-11.

∴.pdf (273,4 kB)

   

MORENO, J. C. Ensino de História e Construção de Identidades: Dilemas Persistentes. In: Regiões, imigrações, identidades: XII Encontro Regional da ANPUH PR, 2010, Irati. Anais do XII Encontro Regional de História e VI Semana de História: Regiões, imigrações, identidades. Irati : ANPUH / UNICENTRO, 2010.

∞.pdf (910,6 kB)

  

MORENO, J. C. ; BUENO, M de M. . Cultura Escolar e Consciência Histórica: Dialogando com Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. in: Anais do XII Encontro Regional de História e VI Semana de História: Regiões, imigrações, identidades. Irati PR: ANPUH-PR, UNICENTRO, 2010.

۩.pdf (384,3 kB)

 

RAMOS, Márcia Elisa Teté. Saberes históricos prévios construídos na articulação com a mídia: uma experiência de estágio-pesquisa no Ensino Médio. in: Anais do XII Encontro Regional de História e VI Semana de História: Regiões, imigrações, identidades. Irati PR : ANPUH-PR, UNICENTRO, 2010.

☥.pdf (111,9 kB)

 

RAMOS, Márcia Elisa Teté . Reinvenções curriculares de professores de história em formação a partir dos saberes prévios de alunos do Ensino Médio elaborados na articulação com os canais midiáticos. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o currículo e seus campos. Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto : U.Porto, 2010. p. 1-14.

♫.pdf (114,2 kB)

 

MORENO, J. C. Manuais Didáticos de História e Identidades. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia : EDUFU, 2009.

➹.pdf (81,3 kB)

 

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Concepções de aprendizagem histórica presentes em propostas curriculares brasileiras. Revista História, v.14, n. 01, p.203-213, jan jun 2009.

☡.PDF (93,1 kB)

 

CAINELLI, Marlene; TUMA, Magda. História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em educação histórica. Revista HISTEDBR On-line, n.34, p.211-222, jun.2009

』.pdf (181,2 kB)

 

RODRIGUES JR, Osvaldo. Os manuais de didática da história e a constituição  de uma epistemologia da didática da história. Revista Percursos. v. 11, n. 02, jul. / dez. 2010

♯.pdf (141,8 kB)

 

SANTOS, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos. Professores de história, as escolhas do livro didático e o conceito de significância histórica. X Encontro Estadual de História. O Brasil no Sul: Cruzando fronteiras entre o regional e o nacional. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2010.

❂.pdf (179,2 kB)

 

CHAVES, Carlos Rogério. Representações de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre a Escolade Tempo Integral na cidade de Apucarana-PR

 ☀.pdf (410,8 kB)

 

VERRI, Célia Regina; ALEGRO, Regina Célia. Anotações sobre o processo de ensino e aprendizagem de história para alunos surdos. Práxis Educacional. n.2, p.97-114, 2006.

✗.pdf (165,1 kB)

 

SILVA, Lucia Helena; ALEGRO, Regina Célia. Ideias fora dolugar na aula de história.Historiografia e conceitos dos alunos sobre escravidão no Brasil. História e Perspectivas.(42) 285-313. jan.jun.2010.

ண.PDF (219,6 kB)

 

MURINELLI, Gláucia Ruivo. O pós-abolição nos livros didáticos: um estudo em tempos da Lei Federal 11.645/08. in: VI Seminário de Direitos Humanos do Século XXI e IV Encontro de Direitos Humanos. UNESP. Marília : UNESP, 2010.

๑.pdf (126,9 kB)

 

SOUZA, Éder Cristiano. O que o cinema ensina sobre a história? Estudo das propostas de utilização de filmes em aulas de história. in: Anais do XII Encontro Regional de História e VI Semana de História: Regiões, imigrações, identidades. Irati PR : ANPUH-PR, UNICENTRO, 2010.

◤.pdf (403,2 kB)

 

CAINELLI, M. R.; OLIVEIRA. Sandra R.F.; TUMA, M. M. P. Deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES, v. 30, p. 355-367, 2010.  

06.pdf (86,4 kB)

 

CERRI, L. F. ; MOLAR, J. O. JOVENS DIANTE DA HISTÓRIA: o nacional e o internacional na América Latina. Práxis Educativa, v. 5, p. 161-171, 2010. 

B.pdf (251,6 kB)

 

 CAINELLI, M. R. . A construção do pensamento histórico em aulas de história no ensino fundamental. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 12, p. 97-110, 2008.

❦.pdf (48,3 kB)

 

ROSSO, Ademir José ; TOZETTO, A. S. ; BRANDT, C. F. ; FREIRE, L.I.F. ; CERRI, L. F. ; LAROCCA, Priscila ; CAMPOS, S. X. . Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Interacções (Coimbra), v. 17, p. 114-134, 2011.
Q7.pdf (283,3 kB)

 

SOUZA, Éder Cristiano de. Didática e aprendizagem da história. Cinema e educação histórica: etinerários de pesquisa. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis/SC. abril de 2011.  

0.pdf (158,9 kB)

 

SANTANA, Márcio Santos de. Certa herança conservadora: as relações entre ética, religião e educação na contemporaneidade. Conhecimento & Diversidade, Niterói, n.1, p.59–74. jan./jun. 2009

░.pdf (171,4 kB)

 

 NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos saberes docentes. Revista teias (UERJ. Online), v. 11, p. 23-40, 2010. ♯.pdf (141,8 kB)

 

NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Memórias de professores de História: considerações sobre formação inicial e constituição do saber docente . Outros Tempos, v. 7, p. 257-275, 2010.

@.pdf (168 kB)